sábado, 20 de junho de 2009

Países que reduziram acidentes de trânsito investiram em educação


Segundo Pedro Akishino, professor de segurança no trânsito da Universidade Federal do Paraná."O risco de serem pegos numa blitz, faz com que muitos motoristas respeitem a lei. Ainda, ressalta que o número de queda nas estatísticas não quer dizer que a lei seca "pegou" no Brasil, porque muitos fatores estão relacionados aos acidentes de trânsito, como erros humanos e problemas mecânicos." Ele considera que para acabar com a relação álcool e direção é preciso investir na educação para o trânsito. "Todos os países que reduziram os índices de acidentes de trânsito investiram na educação. O trânsito passou a ser disciplina nas escolas em todas as séries".

Gazeta do Povo, 18 de junho de 2009. Vida e Cidadania,p4.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Número de mortes cai 22,5% após a implantação da lei seca

A lei seca completa um ano no próximo no sábado 20 de Junho de 2009. Segundo Maria Gizele da Silva, o "balanço do Ministério da Saúde mostra que registros de mortes e de internações pelo SUS de pessoas acidentadas caíram depois que a lei se tornou mais rigorosa". Em Curitiba em estudo parcial realizado pelo Batalhão de policia de trânsito, aponta que a volume de acidentes caiu 17,7% em Curitiba nos 10 meses após a vigência da lei. Houve uma queda no número de acidentados em torno de 13%. O Hospital do Trabalhador, que é uma das portas de entrada dos acidentados na capital, contabilizou 22% menos vítimas de acidentes de trânsito entre os meses de Janeiro a maio deste ano, comparados ao mesmo período do ano anterior.

*A verdade é clara nós acreditamos no poder das leis, desde que a fiscalização seja competente. Com toda a certeza álcool e direção não combinam. Desta maneira, não se pode deixar no esquecimento uma lei que pode salvar vidas.

* Ennio Winther - BKrC

Dipomível em: www.portal.rpc.com.br/gazetadopovo/
Acesso em: 18/06/2009

quarta-feira, 17 de junho de 2009

2.787 toneladas a menos de poluição com novos ônibus














Com a renovação da frota de ônibus, a Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT) deixou de emitir para a atmosfera 2.787 toneladas de gases tóxicos, de 2005 a 2009. Neste período, a frota recebeu 1.120 novos ônibus, com motores Euro 3, menos poluentes. "Modernizando a nossa frota, também investimos na sustentabilidade do meio ambiente e na qualidade de vida para os curitibanos", diz o prefeito Beto Richa. "Menos poluição representa melhor qualidade do ar para os curitibanos e preservação do meio ambiente."

Foto: Cesar Brustolin /SMCS
Leia mais acesse: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br

terça-feira, 16 de junho de 2009

Discussão no trânsito - continuação

Para se ter uma ideia, brigas e discussões no trânsito de São Paulo geram mais de 400 ocorrências diárias. Infelizmente estes episódios sórdidos são mais comuns que se possa imaginar. Segundo psicóloga especialista em trânsito, Nelsa Coraça, entrevistada pela repórter, Karine Garcia e exibido na RPC, comenta :"as pessoas estão indo para o trânsito sem a consciência que é um espaço coletivo". Realmente, é um situação importante a ser considerada e discutida, esta falsa impressão que os motoristas possuem de que as ruas são um espaço privado, ou seja, um sentimento de posse indevido do espaço coletivo, no qual o carro está inserido. Na verdade o espaço viário das cidades é público e existem leis a serem respeitadas e a necessidade de convívio mútuo é permanente e nada justifica o comportamento agressivo ou uma dispusta territórial.


Disponível em: http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/paranatv1edicao.phtml
Acesso em: 16/06/2009

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Discussão no trânsito termina em confusão em Curitiba


Realmente inacreditável! O que leva as pessoas a terem episódios de fúria motivada por uma discussão no trânsito. Sem emitir acusações, o que posso dizer é que o maior culpado é essa vida LOUCA entre carro, trânsito, trabalho o resultado é sem dúvida mal-estar e estresse. A falta de ética e cidadania é notório no dia-a-dia de nosso trânsito.

Disponível em :http://home.rpc.com.br/
Acesso em: 15/06/2009