sexta-feira, 12 de junho de 2009

Recorde de congestionamento em São Paulo












Aventura especial, quarta-feira 10/06/2009. Chegando em São Paulo em pleno horário de pico, mas precisamente às 18:30h na Marginal Pinheiros próximo ao Largo de Pinheiros. Chovia muito no momento que desembarquei do ônibus de Curitiba.Pensei em pegar o trem, ônibus e até mesmo um táxi, mas não tive coragem! Meu destino era o Itaim Bibi próximo ao parque do Ibirapuera. Logo pensei, vou caminhando. Mesmo debaixo de chuva aproveito para observar o que um típico paulistano enfrenta todos os dias no trânsito de São Paulo. Foi uma experiência e tanto! Andando pelas ruas escuras, meio temeroso, levando banho de água dos carros que passavam, após aproximadamente 30 minutos de caminhada, chego ao Largo de Pinheiros. Lá verifico uma cena muito diferente do nosso cotidiano em Curitiba. Além do mar de carros nas ruas, os pontos de ônibus estavam simplesmente lotados, realmente impossível ter acesso rapidamente aos ônibus, que fazem ponto no Largo de Pinheiros. O espaço na calçada é muito restrito para tantas pessoas que esperavam a sua vez de tentar subir em algum ônibus lotado. Sem comentar as obras do mêtro na região, trazendo ainda mais lixo, sujeira e principalemte restrições aos pedestres. Parecia que estava em uma cena daqueles filmes futuristicos, realmente surreal. Lá pensei em pegar um ônibus, mas ficar parado no ponto, subir em um ônibus lotado e ainda ficar sufocado em pé por um longo tempo no trânsito, ninguém merece!!! Continuei minha caminhada e observação pelas ruas. A sensação que tinha é que os pedestres tinham vantagem frente aquele trânsito. Cheguei a marcar um carro na rua e observar o quanto ele progredia em relação a minha caminhada, olha sem pouca modestia, estava bem mais rápido que os carros. É isso, o "Bkr" em uma pequena aventura no congestionamento de São Paulo.

O mapa da mina - Inglaterra / Londres
















Segundo Priscilla Santos, depois de passar a cobrar pedágio para os carros circularem no centro da cidade, Londres lançou o Cyclescheme: um programa de incentivo para que empresas comprem bicicletas com impostos reduzidos e as ofereçam a seus funcionários como um benefício. Uma espécie de vale-transporte, porém em forma de bicicleta. Quem adere ao programa ganha um vaucher no valor de 1000 libras, cerca de 3500 reais, e vai até uma das lojas cadastradas para escolher sua bike. O veículo pertence à empresa, mas, se a pessoa sair do emprego, tem o direito de comprar a bike por um preço de mercado, digamos, justo. Já quem quer pedalar e não sabe por onde começar pode obter gratuitamente, em pontos estratégicos da cidade, o London Cycle Guide, guia de ciclovias e ruas mais tranqüilas indicadas por ciclistas experientes como as melhores para se pedalar. Do jeito que a coisa anda, é bem capaz que o plano de fazer de Londres uma das capitais da bike se concretize. A prefeitura local anunciou o maior investimento para bicicleta da história da cidade. O objetivo é aumentar em 400% o uso da magrela até 2025 (de 2000 para cá, esse índice já cresceu 83%), com ações como a instalação de sistemas de aluguel de bicicletas e a construção de ciclovias - devem se completar 900 quilômetros até 2010.

Disponível em: http://vidasimples.abril.com.br
Acesso em: 12/06/2009