sábado, 27 de junho de 2009

Locação de bicicletas na Europa

Existe uma demanda por aluguel de bicicletas públicas na Europa. Faz parte de uma busca das autoridades locais por alternativas ao trânsito e combate à poluição. E ja estão aparecendo empresas especializadas nisso. Uma máquina criada na Holanda ( país com tradição em políticas públicas para bicicletas).Pela Springtime funciona como uma vending machine para aluguel de bicicletas (como uma máquina de doces que, em vez do chocolate, entrega uma bicicleta). Todas as bikes são equipadas com chips de rastreamento RFID, o que facilita a devolução. O projeto foi um dos ganhadores no Spark Design & Architecture Awards deste ano. Aliás, o aluguel de bicicletas públicas, é uma das manias deste verão europeu. Em Paris, por exemplo, funciona um serviço que coloca à disposição 10 mil bicicletas por 750 pontos na cidade. E por aproximadamente 1 Euro por dia, qualquer um pode pegar uma, andar e devolvê-la em dos pontos. A coisa fez tanto sucesso que as autoridades ja falam em dobrar o número de bicicletas públicas e pontos de aluguel até o fim do ano.

Quer saber mais! acesse: www.rodalivrebikers.com.br

Índia Exótica

* Para quem curte um documentário vai a dica de um bem interessante. O DVD Planeta Estranho: Índia Exótica. São dois megas DVDs em um lindo álbum, com muita coisa boa! Vale a pena conferir!


"Considerado um dos jornalistas mais inventivos da atualidade, Arthur Veríssimo parte rumo a uma Índia que poucos conhecem. Seu objetivo: desvendar os mistérios por trás da cultura, artes, esportes e festividades religiosas milenares que acontecem no país, e revelar as pessoas curiosas e até mesmo estranhas que compõem este cenário. Das festas tradicionais indianas aos rituais sagrados em templos escondidos no Himalaia, Planeta Estranho: Índia faz um sensível e divertido retrato da torre de Babel que é este canto do mundo, transformando-se em um importante documento para a compreensão do comportamento humano nas mais diferentes partes do globo."

* Confira no vídeo abaixo uma pequena passagem do DVD, Índia Exótica. Neste o repórter, Arthur Veríssimo, comenta sobre o trânsito infernal da índia. É uma loucura!
Como no dia-a-dia do nosso Blog, comentamos sobre o uso da bicicleta como uma solução inteligente para burlar as condições do trânsito, cada vez mais difícil, não podia deixar de referenciar este momento. É lógico que nosso trânsito é mais organizado. Porém, pensei que no futuro próximo, podemos estar também presenciando esta loucura estafante - "urbanóide do trânsito caótico" - que Arthur Veríssimo nos reporta.
Por isso, que estou firme e forte com meus companheiros de luta!
Aprenda e desfrute dos benefícios da BICICLETA. Todos os homens de bem e sensatos recomendam.
* Ennio Winther - BKrC

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A frota de veiculos não para de crescer

A frota de veículos dobrará em Curitiba nos próximos 10 anos, atingindo 2,1 milhões de veículos, se for mantido o ritmo de crescimento de 38,63% dos últimos cinco anos (2003-2008). Hoje a cidade já é a capital mais motorizada do país – tem 1 veículo automotor para 1,63 habitante –, com uma frota de 1.097.030 unidades para uma população de 1.828.092 – dados de 2008.
As ruas da capital estão congestionadas porque a frota da cidade e do entorno não para de crescer. Curitiba pulou de 791.286 veículos em 2003 para 1.097.030 em 2008. E a frota continua esticando. Eram 1.111.013 veículos em abril deste ano, serão mais de 1,5 milhão em 2013, passando dos 2,1 milhões em 2018, caso o ritmo se mantenha.

Disponível em: http://portal.rpc.com.br
Acesso em: 26/06/2009