quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ciclovias pelo mundo

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"Observem o gráfico ao lado, referente a extensão em Km de ciclovias em algumas cidades pelo mundo."
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Curitiba hoje possui cerca de 120 quilômetros de ciclovias. Ampliar esse número é uma das demandas atuais da cidade e faz parte do Plano de Mobilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC). As ciclovias existentes foram construídas há dez anos com o objetivo de conectar os parques. “Agora, na discussão que fazemos sobre local e extensão das novas ciclovias, os critérios considerados serão outros, que por enquanto ainda não definimos”, diz. idealizadas mais pensando no laser.
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quarta-feira, 20 de maio de 2009

Faça um bicicletário em sua empresa!

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, através de um programa de reestruturação de seu Câmpus, abre espaço para criar novos bicicletários e ciclovias no interior da universidade. Desta forma, mais que amenizar o problema, a PUC busca conscientizar as pessoas a mudar seus hábitos por um mundo melhor.
Veja imagens de uns dos bicicletários da PUC/PR. É prova que se a iniciativa privada ajudar, as situação pode mudar.

Olha que foto!


Tenho uma amiga que em suas viagens pelo mundo, capturou esta bela imagem! Não é preciso dizer mais nada. Esta foto nos reporta a boa convivência da bicicleta e os carros, derivado naturalmete de ações políticas para este fim. É isso que precisamos, somar iniciativas do poder público e porque não privado para o grande debate sobre mobilidade urbana sustentável.
Ennio Winther - BKrC

terça-feira, 19 de maio de 2009

Resgate acidente de trânsito em Curitiba

Bike repórter transitando Curitiba, acompanhou a equipe de resgate em atendimento a um motociclista após a colisão com um ônibus metropilitano, na faixa sentido centro, esquina da Av. das Torres com a Rua.Dr. Alcides Vieira Arco Verde, no bairro Jardim das Américas em Curitiba.

Ennio Winther -BKrC
Fote: http://www.youtube.com/watch?v=u5WERSbDiKQ

Bicicletada em Curitiba

A Bicicletada (Critical Mass) de Curitiba acontece todo último sábado do mês, faça chuva ou faça sol! A concentração lúdico-educativa começa às 09h. Às 10h, massa crítica pelas ruas. O ponto de encontro é a Reitoria da UFPR, na Amintas de Barros.

Invasão das Bicicletas

Parem os carros, diminuam os carros, queremos pedalar em todo lugar Parem os carros, diminuam os carros, queremos respirar queremos cantar.É a invasão das bicicletas, Bicicletas são para gente, um ...
Parem os carros, diminuam os carros, queremos pedalar em todo lugar Parem os carros, diminuam os carros, queremos respirar queremos cantar.É a invasão das bicicletas,Bicicletas são para gente, um motor quente, não poluente.Parem os carros, diminuam os carros, queremos pedalar em todo lugar.Parem os carros, diminuam os carros, queremos respirar, queremos cantar.É a invasão das bicicletas ...

*Não conheço esta moçada, mas mandaram muito bem! O vídeo é sensacional PARABÉNS!

Fonte:http://www.youtube.com/user/dihaase

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ruas apertadas - parte 01


Curitiba ainda não vive uma situação de caos no trânsito, mas tem um quadro crítico. A frota cresce 6% ao ano, três vezes mais que o crescimento da população. Hoje são 1,1 milhão de automóveis emplacados enquanto as vias, que somam 4,7 mil quilometros, não podem aumentar de forma significativa já que o espaço urbano está ocupado quase por inteiro.

Fonte: Gazeta do Povo - 16/05/2009

Melhorias previstas para Ciclovias Curitibanas

Por Rafael Antunes
Segundo o Ippuc, Curitiba possui a segunda maior malha cicloviária do Brasil, com 120 kms, ficando atrás do Rio de Janeiro, que possui uma rede de 160 kms. Ainda assim, a rede curitibana sofre de uma carência funcional. É o que afirma o consultor de mobilidade não motorizada Ulrich Jager: "As ciclovias visam apenas o lazer e ficam restritas às proximidades dos parques”. E quanto às revitalizações, o consultor concorda com a necessidade: “Em Curitiba não temos ciclovias, temos calçadas asfaltadas com postes e placas no meio”, finalizou.
A expansão das ciclovias deverá atingir a região metropolitana. Segundo o Ippuc, a idéia é que a retirada do ramal ferroviário de Curitiba, Pinhais e Almirante Tamandaré possibilite a criação de uma malha cicloviária com abrangência metropolitana. A necessidade de ampliação é comprovada pela pesquisa realizada pela prefeitura em 2008, revelando que um em cada quatro usuários das ciclovias curitibanas mora na região metropolitana.
A pesquisa realizada pela prefeitura contou com a entrevista de 2.825 ciclistas em diferentes regiões da cidade. Constatou-se que 86% dos ciclistas usam a bicicleta em seus deslocamentos para o trabalho e 77% afirmam usar o meio de transporte todos os dias. A maioria (93%) considera que o uso da bicicleta deve ser incentivado.
Leia mais!
acesse:http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/redacao3/taxonomy/term/10

Bicicleta e segurança


A segurança no trânsito é estabelecida através de dados estatísticos, encontrados através pesquisas científicas, que dizem o que fato é seguro, perigoso ou inseguro para condutor, pedestre, ciclista ou qualquer outro que esteja inserido no trânsito.O trânsito é previsível, tem lógica, responde à física, todo acidente é causado por erro ou falha de alguém, se não houver falha ou erros não haverá acidentes.Para o ciclista isto não é diferente, e se seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente cai muito. Quem pedala uma bicicleta não pode esquecer que é um ciclista, e não um motorista ou motociclista. Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de maneira muito diferente que qualquer veículo motorizado, e por ter suas particularidades precisa ser respeitado. Mais da metade dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são responsabilidade do próprio ciclista.