sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bicicletários e campanhas de incentivo ao uso da bicicleta estão entre as medidas que deverão ser adotadas em Curitiba

Melhorias previstas para as ciclovias curitibanas
Por Rafael Antunes
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) da Prefeitura Municipal está analisando o Plano Diretor Cicloviário. O projeto visa incentivar o uso da bicicleta entre a população da grande Curitiba por meio de campanhas educativas e melhorias na rede de ciclovias locais, promovendo o uso de bicicleta pela cidade de forma segura.
A elaboração do projeto atende ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado. Com o aumento no número de adeptos à bicicleta, a tendência é a diminuição da poluição atmosférica e sonora na cidade.
Além de novas ciclovias, serão implantadas ciclofaixas, faixas nas ruas destinadas exclusivamente para ciclistas, que trafegarão separados dos demais veículos por sinalização. No projeto, o primeiro trecho a ser analisado para implantação é o da rua Marechal Floriano, entre a Linha Verde e o Terminal Boqueirão.
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quinta-feira, 14 de maio de 2009

Richa anuncia projetos e soluções para melhorar o trânsito


Richa anuncia projetos e soluções para melhorar o trânsito
O prefeito Beto Richa determinou nesta quarta-feira (13) que as equipes da Prefeitura trabalhem na montagem de um pacote de novos projetos e soluções para melhorar o trânsito em Curitiba. "Serão medidas a curto, médio e longo prazo para promover melhoras gradativas no trânsito de Curitiba", disse Richa.
Entre os novos projetos estão ações de educação no trânsito; investimento em infraestrutura e tecnologia (como semáforos inteligentes); reavaliação da permissão para estacionamento em ruas de grande fluxo; implantação de novos binários; estudo para organização do trânsito de carrinheiros em horários de maior movimento e em ruas de grande fluxo de veículos; e medidas de estímulo ao uso de bicicletas e ao deslocamento a pé.
Mesmo assim, precisamos avançar ainda mais, pois Curitiba tem o mais alto índice de carros por habitantes entre as cidades brasileiras."
Ainda nesta semana o grupo de trabalho deve apresentar projetos formatados para implantação imediata. Na semana que vem, serão apresentados projetos para implantação até setembro, quando ocorre a Semana do Trânsito.

Projeto Bike Repórter Transitando Curitiba.01

Projeto Bike Reporter Curitiba

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ciclovia da Linha Verde é nova opção de transporte para estudantes e trabalhadores


Estudantes e trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio tranaporte para chegar ao trabalho ou a escola, gostaram muito da novíssima ciclovia da Linha Verde, novo eixo de transporte na região sul de Curitiba.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vídeo - Bike Repórter Transitando Curitiba

"Hoje 12/05/2009 entrou na rede o vídeo entrada do Bike Repórter Transitando Curitiba. Aguardem mais novidades! O Bike Repórter Transitando Curitiba vem pedalando muito forte"
Saudações:
Ennio Winther - BKrC

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Carro mata / use com cuidado - car kills / use carefully

"Ao ultrapassar um ciclista, o motorista deve reduzir a velocidade de forma compatível com a segurança"

(Código de Trânsito Brasileiro, art.220)

Bicicleta e cidadania


O ato de andar de bicicleta é muito antigo, e mesmo hoje com toda a tecnologia, gastos e devastações provocados pela indústria automobilística e do consumo, ainda não foi inventado um veículo mais eficiente, mais racional, mais econômico, mais rápido, mais prático e menos poluidor para o transporte urbano do que a bicicleta.
O uso da bicicleta como meio de transporte tem aumentado bastante nas cidades do mundo inteiro e isto é inevitável, devido ao colapso do trânsito urbano. Cidades da China, Índia e Japão perceberam isto há mais tempo, e por vantagens relacionadas ao espaço, à economia , ao tempo e saúde passaram a pedalar e a sorrir.
Em países do primeiro mundo o uso da bicicleta sempre foi incentivado, e assim é usada como meio de transporte por todas as classes sociais e faixas etárias, e como o resultado é benéfico para a população, ela apoia e respeita o trânsito e o espaço do ciclista. As empresas facilitam o acesso de seus clientes e funcionários que pedalam, para que cheguem dispostos e saudáveis. As ciclofaixas e ciclovias cortam as cidades, e bicicletários são comuns em todas as cidades. Já no Brasil isto ainda não acontece na grande maioria dos municípios, pois os brasileiros ainda cultuam o automóvel, contribuindo para aumentar o “caos urbano”.

domingo, 10 de maio de 2009

Cuidado álcool e direção mata



"É proibido por lei a ingestão de álcool e dirigir a conclusão é óbvia. Então se ingerir álcool não dirija e se dirigir não faça uso de bebidas alcoólicas."
Modificação do Código Nacional de Trânsito
Em 19 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos,ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.
Vídeo:http://www.portaldotransito.com.br/
Fote:http://www.wikipedia.org/

Deixe o Carro em Casa e Vá de Bike

Recomendo este vídeo!
É bem bacana pois incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte.

História da bicicleta no Brasil


"No período após a II Guerra Mundial, em 1945, a situação financeira do país era boa, o que significou uma abertura na política, marcando o fim do “Estado Novo”, o que resultou eleições diretas e grandes facilidades econômicas.
Neste período, os países que participaram da guerra viviam momentos difíceis uma vez sofreram uma reconstrução desde a economia até o espaço físico, e foi neste contexto que a bicicleta chegou no Brasil. As bicicletas tornaram-se populares entre nós, principalmente para os trabalhadores paulistas que a utilizam para se deslocarem para sua área de produção.
1948 foi muito importante para a história do ciclismo no Brasil, a Monark iniciou suas atividades no país, montando bicicletas importadas da Suécia, e a Caloi Indústria e Comércio requereu registro para abertura de firma na Junta Comercial de São Paulo ( maior antigüidade no ramo, pois começou suas atividades na década de 30). Com isso, o parque industrial brasileiro ganhou duas fábricas de bicicletas.
Também haviam pequenos produtores que beneficiando-se da facilidade de importação produziam e montavam suas bicicletas.
Como a balança comercial tendiam a desequilibrar-se, acabou a euforia da importação, e assim para beneficiar a indústria brasileira que conseguia competir em termos de preços e qualidade, o governo baixou em 09/10/1953, uma instrução Normativa de número 70, originária na Superintendência da Moeda e Crédito que aumentava a taxa dos bens de produção, com isto a bicicleta passou a entrar no Brasil em menor quantidade.
Foi na década de 50 que os costumes do brasileiro mudou, devido à introdução da televisão, dos eletrodomésticos,... e do carro. O carro era possível e a gasolina barata. E com isso a bicicleta foi esquecida em um canto qualquer da casa, até ser doada para alguém.Vale lembrar que a bicicleta, no Brasil, nunca teve o espaço que têm em alguns países do mundo."