domingo, 10 de maio de 2009

História da bicicleta no Brasil


"No período após a II Guerra Mundial, em 1945, a situação financeira do país era boa, o que significou uma abertura na política, marcando o fim do “Estado Novo”, o que resultou eleições diretas e grandes facilidades econômicas.
Neste período, os países que participaram da guerra viviam momentos difíceis uma vez sofreram uma reconstrução desde a economia até o espaço físico, e foi neste contexto que a bicicleta chegou no Brasil. As bicicletas tornaram-se populares entre nós, principalmente para os trabalhadores paulistas que a utilizam para se deslocarem para sua área de produção.
1948 foi muito importante para a história do ciclismo no Brasil, a Monark iniciou suas atividades no país, montando bicicletas importadas da Suécia, e a Caloi Indústria e Comércio requereu registro para abertura de firma na Junta Comercial de São Paulo ( maior antigüidade no ramo, pois começou suas atividades na década de 30). Com isso, o parque industrial brasileiro ganhou duas fábricas de bicicletas.
Também haviam pequenos produtores que beneficiando-se da facilidade de importação produziam e montavam suas bicicletas.
Como a balança comercial tendiam a desequilibrar-se, acabou a euforia da importação, e assim para beneficiar a indústria brasileira que conseguia competir em termos de preços e qualidade, o governo baixou em 09/10/1953, uma instrução Normativa de número 70, originária na Superintendência da Moeda e Crédito que aumentava a taxa dos bens de produção, com isto a bicicleta passou a entrar no Brasil em menor quantidade.
Foi na década de 50 que os costumes do brasileiro mudou, devido à introdução da televisão, dos eletrodomésticos,... e do carro. O carro era possível e a gasolina barata. E com isso a bicicleta foi esquecida em um canto qualquer da casa, até ser doada para alguém.Vale lembrar que a bicicleta, no Brasil, nunca teve o espaço que têm em alguns países do mundo."

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