segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bicicleta e cidadania


O ato de andar de bicicleta é muito antigo, e mesmo hoje com toda a tecnologia, gastos e devastações provocados pela indústria automobilística e do consumo, ainda não foi inventado um veículo mais eficiente, mais racional, mais econômico, mais rápido, mais prático e menos poluidor para o transporte urbano do que a bicicleta.
O uso da bicicleta como meio de transporte tem aumentado bastante nas cidades do mundo inteiro e isto é inevitável, devido ao colapso do trânsito urbano. Cidades da China, Índia e Japão perceberam isto há mais tempo, e por vantagens relacionadas ao espaço, à economia , ao tempo e saúde passaram a pedalar e a sorrir.
Em países do primeiro mundo o uso da bicicleta sempre foi incentivado, e assim é usada como meio de transporte por todas as classes sociais e faixas etárias, e como o resultado é benéfico para a população, ela apoia e respeita o trânsito e o espaço do ciclista. As empresas facilitam o acesso de seus clientes e funcionários que pedalam, para que cheguem dispostos e saudáveis. As ciclofaixas e ciclovias cortam as cidades, e bicicletários são comuns em todas as cidades. Já no Brasil isto ainda não acontece na grande maioria dos municípios, pois os brasileiros ainda cultuam o automóvel, contribuindo para aumentar o “caos urbano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, tente, seu comentário é muito importante pra gente!
Obrigado!