sábado, 27 de junho de 2009

Locação de bicicletas na Europa

Existe uma demanda por aluguel de bicicletas públicas na Europa. Faz parte de uma busca das autoridades locais por alternativas ao trânsito e combate à poluição. E ja estão aparecendo empresas especializadas nisso. Uma máquina criada na Holanda ( país com tradição em políticas públicas para bicicletas).Pela Springtime funciona como uma vending machine para aluguel de bicicletas (como uma máquina de doces que, em vez do chocolate, entrega uma bicicleta). Todas as bikes são equipadas com chips de rastreamento RFID, o que facilita a devolução. O projeto foi um dos ganhadores no Spark Design & Architecture Awards deste ano. Aliás, o aluguel de bicicletas públicas, é uma das manias deste verão europeu. Em Paris, por exemplo, funciona um serviço que coloca à disposição 10 mil bicicletas por 750 pontos na cidade. E por aproximadamente 1 Euro por dia, qualquer um pode pegar uma, andar e devolvê-la em dos pontos. A coisa fez tanto sucesso que as autoridades ja falam em dobrar o número de bicicletas públicas e pontos de aluguel até o fim do ano.

Quer saber mais! acesse: www.rodalivrebikers.com.br

7 comentários:

  1. Essa é uma ótima idéia que cairia perfeitamente bem em Curitiba.Aliás cheguei aqui pelo twitter e quando vi seu perfil imediatamente lembrei desse sistema de bikes alugadas, bacana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, vim conhecer seu blog e desejar bom fds
    bjss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  3. Um sistema que deveria ser implantado também no Brasil... Parabéns por este blog!

    ResponderExcluir
  4. A imagem da bicicleta na Europa está associada a desenvolvimento e sustentabilidade. Aqui, salvos raros casos, o status de um carro é muito mais importante para os jovens. Mais do que transformação política, aqui precisamos de uma mudança de mentalidade.
    Esse sistema de aluguel de bicicletas é incrível. Infelizmente aqui nao teria público suficiente. Ou será que teria?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ah, gostei muito do blog. Add na minha lista de blogs do http://www.alamedasverdespic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, você não me conhece, encontrei sua pessoa na internet.
    É que onde eu trabalho (TV dos Trabalhadores) acabou de abrir uma rádio e eu estava querendo fazer um trabalha de bike repórter aqui na região do ABC. Você poderia me dar umas dicas de como funciona isso?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Comente, tente, seu comentário é muito importante pra gente!
Obrigado!